sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Redação

Como evitar o uso exagerado de "com certeza"
Entre os incansáveis lugares-comuns usados no português do Brasil o persistente "com certeza" parece ser "sem dúvida alguma" o mais usado de todos.
Na tevê aberta a cada dez minutos de programação, conto ao menos uns dez "com certeza".
Na internet também o "com certeza" não fica para atrás. São mais de 8 milhões de ocorrências no google .

O que acontece é que muitas vezes a locução adverbial "com certeza" é usada indevidamente para dizer mais do que deveria. Usam-se "com certeza" para substituir verbos em respostas, como em: você bebe? resposta "com certeza",
você vai a festa? resposta "com certeza". Nessas perguntas normalmente em bom português as pessoas responderiam simplesmente " eu bebo" e " eu vou".
Até mesmo usam o "com certeza" sem sentido algum em algumas frases, só por dizê-lo mesmo. A exemplo na pergunta: "como foi a festa?" resposta "com certeza muito boa" onde, na verdade, se poderia dizer apenas "muito boa".

Para os casos em que podemos usar o "com certeza", mas não o queremos, pois o "com certeza" já esta muito desgastado, sem originalidade, e repetitivo de mais.
Podemos ser criativos e usar um termo ou expressão novos e assim substituir e manter o mesmo sentido, como se usássemos o "com certeza", porém sem a má impressão que podíamos causar ao usar o desgastado "com certeza".

Se esta pensando em substituir o "com certeza" por seu trocadilho "com cerveja" esqueça, porque este também já perdeu toda originalidade, toda a criatividade da invenção do trocadilho.
Vejamos alguns exemplos de como substituir o "com certeza" em respostas às seguintes perguntas:
Se alguém nos pergunta "acha que vai ganhar o jogo?" podemos responder no lugar de "com certeza" as seguintes respostas "estou convicto", "sem dúvida" e ainda "não tenho dúvidas".
Ou mesmo para aquelas certezas, nem tão certas assim, podemos usar os:
"estou confiante", "acredito que sim" em vez do impróprio "com certeza".

O importante é lembrar dos seus sinônimos, como os citados acima ou mesmo usar outras formas.
Mas isso não parece ser simples, pois o "com certeza" nos persegue para que nos o usemos sempre. Ele quer estar em todas as ocasiões, mesmo sem servir para estar ali, mas mesmo assim ele quer estar lá, como aquelas pessoas que querem estar até onde não deviam.

Por que usar "Há anos atrás" pode pegar mal
Digo que pode pegar mal falar ou escrever, por exemplo: "há vinte anos atrás" ou mesmo "isso foi há dois anos atrás". Porque estar-se-ia repetindo sem necessidade a informação de que o fato narrado ocorreu no passado.
Essa repetição da informação ocorre quando se reúne na mesma frase o verbo haver há com sentido de tempo decorrido e ainda o advérbio atrás que nesse contexto também tem o significado de uma ação ocorrida no passado.

É por isso, amigos, que os bons manuais de redação nos recomendam usar apenas um dos termos para informar a idéia de passado, ou dizemos apenas: " Vinte anos atrás isso era possível" ou então "Há vinte anos isso era possível"

Podemos ainda perceber a noção de tempo do período pelas flexões de tempo dos verbos presentes nas orações. Nos exemplos citados vemos o verbo ser conjugado no passado imperfeito do indicativo, "isso era possível" ou ainda em "a festa foi há dois" onde também percebemos o passado, mas só que agora no tempo perfeito.

Aproveitando que falamos da idéia de tempo, para lembrar ainda da preposição a que também tem sentido de tempo, porém esta preposição só indica a idéia de tempo no futuro, Assim se digo "A festa será a dois dias" usaremos a preposição a e não o verbo há, como às vezes vemos por aí "A festa será há dois dias", com o verbo há em vez do a preposição.
Além de que, como citado, o verbo também nos indica a idéia de tempo da oração. O verbo será esta conjugado no futuro e com isso nos indica uma ação futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário